Prefeito - Lucio de Marchi

DISCURSO DE POSSE:

 

Estimadas senhoras!

Prezados senhores!

Em primeiro lugar, queremos falar de nosso orgulho e satisfação, pelo privilégio de ser 11º cidadão toledano a assumir a prefeitura do município, ao longo de seus 64 anos de história.

Trata-se de honra muito grande, mas que ao mesmo tempo também representa responsabilidade maior ainda, em dar continuidade ao trabalho e as realizações de grandes toledanos que nos precederam, como foram Ernesto Dall’ Óglio, Egon Pudell, Willy Barth, Avelino  Campagnolo, Wilson Carlos Kuhn, Duílio Genari, Albino Corazza Neto, Derli Antônio Donin, José Carlos Schiavinato e Luis Adalberto Beto Luniti Pagnussat, dos quais cinco em dois mandatos.

Todos, como sabemos, a sua maneira e a seu tempo, dentro de suas possibilidades e limitações de recursos, deram enorme contribuição a construção do município que hoje tanto nos orgulha e não poderíamos jamais nos desviar dessa trajetória de respeito a nossa gente e amor a nossa terra.

Por isso, além de honrar a confiança da população, atender aos anseios da maioria e manter Toledo no caminho do desenvolvimento econômico e humano, jamais deixaremos de lembrar e seguir o bom exemplo de nossos nobres antecessores e de nossos familiares, agindo sempre com eficiência e transparência.

Especialmente de nossa saudosa mãe Hilda Ângela e nosso amado pai Marvile, que desde a nossa infância, lá na querida Linha Sanga Funda, nos ensinaram diariamente sobre a conduta que deveríamos manter em todas as nossas atividades, para levar adiante a história honrada da família.

Com meus irmãos, aprendemos a viver em comunidade, respeitar o que não nos pertencia, ouvir atentamente os conselhos e pedidos de todos com quem convivíamos, especialmente os mais velhos, além da preocupação e bem estar de nossos semelhantes.

Esse legado que iremos levar para o nosso gabinete na prefeitura de Toledo, agradecendo a oportunidade de trabalhar pelo nosso município e procurando fazer sempre o melhor, o possível e o mais urgente, para que daqui a quatro anos, tenhamos a consciência do dever cumprido e a felicidade do reconhecimento dos compromissos executados, apesar da crise nacional e das dificuldades financeiras na união, estados e municípios, pois não somos uma ilha da fantasia.

Cumprindo compromissos assumidos com a população e seguindo recomendação do ministério público estadual, vamos realizar gestão de metas conforme as prioridades de nosso plano de governo, tendo como base os recursos da prefeitura, estado e governo federal, as reivindicações da comunidade e nossas reais possibilidades.

Dessa forma, cada secretaria, departamento, coordenadoria, empresa pública ou órgão do governo, buscará sempre o cumprimento de metas e prioridades, reunidas na coleta de reivindicações e sugestões do cidadão e nos debates diários com a sociedade, visando uma administração voltada as efetivas necessidades e potencialidades de Toledo.

Nesta data estamos iniciando a terceira etapa de uma longa caminhada, e que certamente será julgada com isenção daqui a quatro anos.

Tudo começou com as aflições e tensões que enfrentamos, até obter a confirmação de nosso nome para concorrer à prefeitura de Toledo, com a condição de ser um candidato do século 21, baseado no conhecimento das características da gestão pública, das aspirações da população, das limitações dos serviços públicos, das carências de nossos setores produtivos e das deficiências de nossa infraestrutura urbana e rural.

Passando o pleito, chegou a hora de agradecer a maioria dos toledanos, o que nos representou muito, pois numa cidade de porte de Toledo, todos conheciam nossa história pessoal, nossa postura em funções públicas e nossa capacidade de corresponder à confiança da coletividade.

Fizemos isso percorrendo todo o município novamente, ouvindo outra vez as principais reivindicações da comunidade, convidando profissionais e lideranças para integrar nossa equipe de trabalho e reafirmando nossas metas e prioridades da campanha, de acordo com as manifestações da população, ao mesmo em que definíamos uma equipe de trabalho capacitada para a execução destes compromissos.

A partir de agora, nossas tarefas serão ainda maiores e complexas, pois estaremos passando do teórico, do planejamento, da vontade e das intenções, para a prática da execução das nossas ideias e propostas, dentro da realidade da administração pública.

Para isso, contaremos com o apoio permanente e responsável de nosso vice prefeito, o amigo João Batista Furlan, nosso estimado Tita Furlan, de nossos secretários, diretores de departamento, coordenadores e colegas servidores públicos municipais, além do respaldo consciente da Câmara Municipal e do acompanhamento diário da sociedade e da imprensa local e regional.

O cumprimento de nossas metas será feito através de ações diárias, com base na experiência e conhecimento da função pública e da gestão do patrimônio contribuinte, visando sempre o atendimento dos anseios dos toledanos, o cumprimento da legislação e a possibilidade de voltar diariamente as ruas e receber o apoio e a orientação da população.

Em nossa opinião, não haveria melhor maneira de agradecer as bênçãos de Deus, honrar a tradição familiar, retribuir o apoio de companheiros progressistas, agradecimentos especiais ao Deputado Estadual, José Carlos Schiavinato e ao Deputado Federal Dilceu Sperafico, da vice-governadora Cida Borguetti, do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, do coordenador geral da campanha, Alceu Dal Bosco, entre outros, dos partidos ao respaldo de todos que acreditam integrar nossa equipe de governo e a confiança da maioria da sociedade toledana.

O sucesso de nossa gestão não visa envaidecer prefeito e vice-prefeito, mas sim atender os anseios da coletividade, dentro dos ditames da legalidade, garantindo nota 10 a equipe de governo e servidores municipais.

Para finalizar, quero agradecer de forma muito especial a minha esposa Rosangela, companheira de todas as horas, aos meus filhos, genros, nora e ao meu netinho Lorenzo, irmãos, sobrinhos, cunhados e a todos os demais familiares, além de amigos leais pela compreensão de nossa ausência e incentivo e apoio em todos os momentos.

Muito Obrigado!

 

 

SOBRE LUCIO

 

Lucio de Marchi – Prefeito de Toledo -  Nascido em 28 de dezembro de 1961, em Concórdia, SC, é filho de Marlive Luís de Marchi e de Hilda Ângela de Marchi. Eleito prefeito de Toledo pelo Partido Progressista (PP),  com 42.733 votos, representando 57,21 por cento dos votos válidos. É servidor público municipal de carreira, casado com Rosângela Rodrigues de Oliveira de Marchi, com quem tem três filhos. Exerceu o mandado de vereador por cinco legislaturas, tendo sido presidente do Legislativo por duas oportunidades e presidido diversas comissões no Legislativo. Exerceu o mandato de vereador de 1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 2004 e posteriormente de 2013 a 2016, período em que presidiu a Comissão do Trabalho, Obras e Serviços Públicos.

No legislativo foi primeiro vice-presidente no biênio 1997-1998, primeiro secretário no biênio 1999-2000, presidente do Legislativo no biênio 2003-2004, presidente do Legislativo de 2 de janeiro de 1993 a 19 de novembro de 1994.

De 1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2008 e de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012 foi vice-prefeito de Toledo, tendo assumido como prefeito de 24 de março a  10 de abril de 2006, de 21 de novembro a 3 de dezembro de 2007, de 30 de outubro a 9 de novembro de 2009, de 28 de maio a 14 de junho de 2010, de 19 a 27 de setembro de 2011, de 19 a 24 de outubro de 2011, de 18 a 29 de novembro de 2011, e de 9 a 19 de março de 2012.