Ledi Mass - Lions

Objetivo
De acordo com o estatuto da entidade os objetivos estão voltados para prestação de serviços permanentes e gratuitos a crianças carentes sem qualquer distinção, nas áreas social, assistencial e educacional e a promoção das famílias. Buscando o pleno desenvolvimento das crianças nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando assim a ação da família e da comunidade.
Histórico
A Creche Lions “Ledi Maas” foi criada em 05 de outubro de 1982, com o objetivo de atender crianças de zero a cinco anos em situação de risco e vulnerabilidade para que a família pudesse trabalhar tendo a certeza de que as crianças estavam em um local seguro. Como o ingresso da mulher no mercado de trabalho foi a cada ano sendo mais intenso a entidade foi crescendo, buscando reconhecimento tanto na área de assistência social bem como no setor educacional. Desta forma, em novembro de 2004 a entidade passou a denominar-se Centro Beneficente de Educação Infantil Ledi Maas – Lions .
Os serviços oferecidos são: creche, pré escola e contra-turno social e atendimento às familias. São atendidas diariamente 110 crianças na faixa etária de 4 meses a 8 anos de idade. A manutenção dos serviços é viabilizada graças ao apoio do Lions Clube Toledo e Lions Clube Toledo Cidade que realizam promoções destinadas a manutenção da entidade, poder publico municipal, campanhas, rifas, doações de empresas e da comunidade em geral.
 
Nº DE ANTENDIMENTOS DIÁRIOS: 110 crianças de zero a seis anos de 4 meses a 7 anos de idade e acompanhamento familiar. Nestes 25 anos já foram atendidas 1234 crianças.
 
Histórico Completo
A CRECHE LIONS, como era denominada inicialmente, foi fundada pelo Lions Clube de Toledo no dia 05 de outubro de 1982. Esta fundação decorreu de um recurso advindo da Legião Brasileira de Assistência -LBA, destinada à Aldeia Infantil Betesta para efetivação do Projeto Casulo de Creches. Caso esta verba não fosse totalmente utilizada o recurso iria voltar para o governo, assim o Lions Clube de Toledo resolveu investir tal recurso na construção de uma Creche.
             O objetivo do Projeto Casulo era beneficiar crianças de 3 meses a 6 anos, em todos os aspectos de seu desenvolvimento, o financiamento das atividades da Creche se dava a partir do pagamento de mensalidades pelos sócios do Lions Clube de Toledo, bem como a busca do envolvimento de toda a comunidade através de campanhas realizadas pelo Lions Clube para a manutenção da entidade e à construção de sua sede própria.
Em 02 de novembro de 1982 iniciaram-se as atividades da Creche Lions, junto às instalações cedidas pela APMI, localizada na rua XV de Novembro, esquina com a rua D. Pedro II. A mesma abrigava um total de 30 crianças, as quais pertenciam a famílias em situação de risco e as mães necessitavam trabalhar para auxiliar nas despesas da casa.
             Em maio de 1983 a instituição recebeu a denominação de CRECHE LIONS “LEDI MAAS” em homenagem a uma Domadora do Lions que trabalhou muito pela fundação e manutenção da Creche e faleceu em um acidente automobilístico. A alteração da Razão Social de forma oficial foi realizada somente a partir da segunda alteração do Estatuto, que ocorreu em 1987. Em 23 de novembro de 1983, a Creche passou a funcionar em um prédio cedido pela Loja Maçônica de Toledo, na rua Dr. Flores, 870, onde permaneceu durante um ano.  até a construção de sua sede própria localizada na Rua Olívia Leonardi, 196, onde mantém-se até a presente data. Em 1986 a instituição recebeu em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Toledo e a inauguração da sede própria da Creche Lions “Ledi Maas” aconteceu em 27 de junho de 1987, com um espaço físico de 200 m2 capaz de atender aproximadamente 60 crianças. A entidade obteve sua Utilidade Pública Municipal em abril de 1986, e Utilidade Pública Federal em 1993, Utilidade Pública Estadual em 1997 e em abril de 1999 obteve o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social.
             Em 1997, a entidade foi ampliada aproximadamente em mais 100 metros quadrados, o que garantiu a construção de novas salas e saguão coberto para as crianças desfrutarem diariamente, além da readequação do parquinho, que proporcionou um  espaço rico em brincadeiras e lazer e ampliação do atendimento para 70 crianças.            
             Em 2004 a razão social da entidade passou para Centro Beneficente de Educação Infantil “Ledi Maas”- Lions e  teve inicio a ampliação do espaço em mais 160 m2 , disponibilizando novas salas de atividades, amplo salão de recreação e novos sanitários, inaugurados em abril de 2005, quando deu-se a implantação do Programa Contra- turno social . Em 2006 a 2007 a entidade sofreu novas reformas graças ao Convênio Gestão mantido com a Prefeitura Municipal de Toledo  e Convênio Imposto de Renda.
            Atualmente são atendidas diariamente 110 crianças, este sonho só foi possível de ser concretizado e manter-se durante tantos anos, graças aos convênios firmados com a Prefeitura Municipal, ao apoio permanente dos Clubes de Lions de Toledo, empresas colaboradoras, associados, voluntários e comunidade em geral.
 
Projetos
* EDUCAÇÃO INFATIL: (CRIANÇAS DE 4 MESES A 6 ANOS)
* PROJETO ARTES VISUAIS NA INFÂNCIA
* PROJETO HORA DA ESTÓRIA (BIBILIOTECA)
* PROJETO DE ATIVIDADES FÍSICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
* PROJETO MUSICALIZAÇÃO E CANTO CORAL
* PROJETO INFORMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA
* PROJETO RECREAÇÃO, LAZER E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
*PROJETO EXPRESSÃO CORPORAL, TEATRO E DANÇA
* PROJETO BRINQUEDOTECA
CONTRA-TURNO: (CRIANÇAS DE 6 E 8 ANOS)
* PROJETO OFICINA DE ARTES
* PROJETO PINTURA DECORATIVA
* PROJETO MEDITAÇÃO
* PROJETO TEATRO
* PROJETO RECREAÇÃO
* PROJETO MUSICALIZAÇÃO, CANTO CORAL E INTRODUÇÃO AOS INSTRUMENTOS (FLAUTA);
 
Campanhas
EQUIPAMENTOS ADQUIRIDOS ATRAVÉS DA CAMPANHA DO IMPOSTO DE RENDA DE 2003/2004/2005/2006/2007:

   Como a entidade é mantida através de doações todos os recursos arrecadados visam manutenção das despesas, não tendo recursos disponíveis para a compra de equipamentos necessários para a execução de todos estes projetos que são desenvolvidos na entidade, desta forma a cada ano estamos priorizando algumas ações primordiais ao desenvolvimento saudável de todas as crianças atendidas.

   2003 - Os recursos foram destinados à compra de armários (05), mesas (01 mesa) e cadeiras apara as salas de atividades com as crianças. Adquirimos uma caixa de som, um microfone um suporte para teclado para implantar o projeto de musicalização. Adquirimos um exaustor de gordura e ventiladores de parede (04) para as salas de atividades, cozinha e refeitório. O restante dos recursos foi utilizado para complementar a alimentação das crianças com frutas, verduras e carnes. Valor total: 3.750,00.

   2004 - Os recursos foram destinados a aquisição de mobiliário para o refeitório ( 4 mesas e 8 bancos), mesas para cozinha, 02 armários para as salas de atividades, aquisição de bolas de borracha para o projeto de atividade física, 2 berços e 6 colchões para o berçário, enceradeira industrial para a limpeza pesada e gêneros alimentícios para a complementação de alimentação oferecida para as crianças, quatro vezes ao dia. Valor total: 5.500,00.

   2005 - Os recursos foram destinados para a compra destinados para a compra de matérias pedagógicos (blocos lógicos, livros para a biblioteca e bandinha musical), aquisição de estantes, mesas e bancos para biblioteca, um armário para instrumentos musicais, dois biombos em madeira para exposição dos trabalhos feitos pelas crianças, 13 cadeiras para a sala de trabalho com as famílias e gêneros alimentícios. Valor total: 6.000,00.

   2006 - Foram adquiridos materiais pedagógicos para as diferents faixas etárias, para organizar uma brinquedoteca e favorecer o processo de ensino-aprendezagem, foram adquiridas flautas para o projeto de musicalização, um computador, uma impressora, um ferro a vapor, tres ventiladores de parede, duas mesas em madeira, uma estante para os brinquedos pedagógicos e duas prateleiras em madeira. Valor total: 7.000,00

   2007 - Os recursos foram aplicados na substituição de todo o piso interno da entidade, que era de pavaflex com mais de 20 anos de uso e foi trocado por piso cerâmico cor branca (200m²), foram substituídas chapas da cobertura, telhas de fibrocimento e calhas danificadas, adquirimos tintas para executar a pintura interna. Foi feita a aquisição de um freezer de 310 litros e uma mesa para o laboratório de informatica. Valor total: 10.000,00
 
Agradecimentos
Prezado(a) Colaborador(a)
   Para todos nós é uma grande vitória sobreviver todo esse tempo a inúmeras mudanças e sobretudo por podermos continuar contando com você como protagonista desta história que foi marcada por muitas lutas, conquistas e pela realização de sonos que estao a cada dia concretizando-se.
   Obrigado por fazer as crianças que passam pela nossa entidade serem mais felizes. Ajudar cada uma dessas crianças é ter o privilégio de se reinventar a cada dia. É sobretudo ter a responsabilidade de ajudar na formação de sua integridade e multiplicar a esperança de viver num mundo melhor. E isso tudo tem a ver com o amor. Sementes assim como o amor são promessas que precisam ser plantadas para serem cumpridas. Assim somos nós sementes plantadas no mundo. Assim é o amor, semente nativa de todo coração humano que precisa ser plantado e cuidado! Obrigado pela sua colaboração na construção desta história. Obrigado por você que a cada ano destina parte de seu Imposto de Renda a pagar para as crianças do nosso município.
   Sem duvida estes recursos fazem a diferença na vida de nossa entidade, qualquer cidadão que conhecia a entidade antes de 2003, quando não havia esta destinação de recursos e visita hoje nossa entidade percebe a diferença. Todas as crianças atendidas e suas respectivas familias percebem como com a aquisição destes equipamentos a qualidade dos serviços foi aprimorada. Entre a equipe também a satisfação é total, pois os sonhos pouco a pouco estão se tormando relidade. Temos muito a fzer, continuamos contando com você neste ano.
A todos os colaboradores o nosso muito obrigado!
Presidente : Cláudio Tomuo Hayashi
Tesoureiro: Adenir Pedro Bortolotto
Direção: Assistente Social Rosana A. P. Franco dos Santos