Ação Social São Vicente de Paulo

Objetivo
Associação civil, de direito privado, de caráter beneficente, religioso, educacional, assistencial, sem fins lucrativo.
 
História
Oferecemos, através de nossas atividades, proteção, garantia e defesa dos direitos fundamentais à vida, saúde, liberdade, respeito, dignidade, convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte, lazer e profissionalização. Essa rede de atendimento tem por princípio cumprir e atender às demandas de proteção e promoção vindas e/ou sentidas das crianças e adolescentes do município.

Atende-se até 300 crianças e adolescentes, do sexo masculino, na faixa etária de 07 a 17 anos, oriundos da cidade de Toledo, compreendendo seus bairros e distritos.
 
Projetos
Projeto: Dançando
Área: Dança-Street Dance
•  Objetivo: Usar o ensino da arte da dança como instrumento para promover a inclusão social e a socialização, bem como a transmissão de valores e conhecimentos, incentivando a criatividade e a livre expressão artística.
    Projeto: Som
Área: Instrumentos musicais
•  Objetivo: Desenvolver a musicalidade que há na criança e adolescente, auto-estima, socialização e ludicidade. A educação pela música envolve outras áreas do conhecimento como a alfabetização, o raciocínio lógico, matemático, noções básicas e ritmo, timbre e altura.
Projeto: Acompanhar
Área: Social
•  Objetivo: Planejar, acompanhar e orientar o conjunto integrado de ações para garantir o atendimento às necessidades básicas da criança e do adolescente que frequentam a Entidade, lançando atenção sobre sua família e comunidade.
Projeto: Conduzir
Área: Pedagogia/Psicopedagogia
•  Objetivo: Assegurar a fidelidade dos princípios filosóficos e educacionais em sua práxis educativa, e zelar prioritariamente pela qualidade dos serviços educacionais prestado pela Entidade assim como planejar, coordenar, orientar, executar e avaliar o processo educativo tendo em vista a educação integral do educando e o contínuo desenvolvimento das potencialidades.
Projeto: Orientar
Área: Psicologia
•  Objetivo: Orientar o educando com distúrbios, investigando as causas e dando-lhe condições psicológicas/emocionais para lidar com o problema.
  Projeto: Sorriso
Área: Odontologia
•  Objetivo: Prevenir através de medidas Odontológicas diretas de atendimento e indiretas por informação, a prevenção da cárie dentária com a finalidade de manter a dentição natural por meio da perpetuação do estado de saúde de suas estruturas bucais.
Projeto: Compartilhar
Área: Família
•  Objetivo: Introduzir a família na participação da vida institucional de seu filho em programas, informando as ações desenvolvidas e seus resultados. Fortalecer os laços de participação família/educadores/educandos/Entidade.
Área: Família/geração de renda
•  Objetivo: Oportunizar espaço e profissionais para atender familiares que encontram- se desqualificado para o mercado de trabalho necessitando de aprendizagem específica que lhe garanta a emancipação social e econômica.
  Projeto: Parcerias
Área: Convênios/Voluntários/Poder Público
•  Objetivos: Oferecer espaços para a participação da comunidades nas atividades da Entidade, integrando-se a ela na oferta de novos conhecimentos e serviços.
  PROGRAMA: PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Tem a participação das três esferas de Governo da Sociedade Civil, visando a eliminação do trabalho infantil, possibilitando às crianças e aos adolescentes a ampliação do universo cultural e o desenvolvimento de potencialidades com vistas à melhoria do desempenho escolar e da qualidade de vida. A referência é o núcleo familiar, a escola e a comunidade. O programa é destinado prioritariamente às famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, com crianças de 7 a 15 anos trabalhando em atividades consideradas perigosas, insalubres ou degradantes.
O PETI consiste em:
•  Sensibilização e mobilização de setores da sociedade.
•  Promoção de acesso, permanência e do sucesso de crianças e adolescentes de 7 a 15 anos matriculados na escola.
•  Concessão de auxilio financeiro para a manutenção da Jornada ampliada, que consiste em ações complementares à escola, por meio de atividades culturais, esportivas, artísticas e de lazer.
•  Trabalho com as famílias: apoio socioeducativo e oferta de programas e projetos de geração de trabalho e renda na perspectiva da Promoção Social.
Sala de apoio
   
Apoiar as atividades escolares para melhoria do rendimento e aproveitamento dos conteúdos curriculares, fazendo uso de abordagens e materiais pedagógicos, adaptados para as atividades de contra turno, preocupando-se em estimular a inteligência e em consequência, incentivar o processo da aprendizagem.
A Entidade conta com 9 salas de apoio, os educadores possuem formação superior com ênfase em educação.

Datilografia
   

Fase inicial como base para os cursos Profissionalizantes. Oferece conhecimento e prática no teclado, postura, noções de cartas comerciais e ofícios.

Com a conclusão de carga horária de 120 horas, o educando ingressa para o curso de Informática.

Canto Coral
   

(Nesta área agregam-se os cursos de flauta, violão e teclado)

  Proporcionar momentos de contato com a música/técnica vocal através do Canto Coral, desenvolvendo a capacidade de concentração, memória, disciplina, autonomia, responsabilidade e auto - estima bem como envolvê-los na comunidade através de apresentações.
Capoeira
   

(No Projeto esportivo desenvolvem-se as modalidades de Karatê, Futebol e Recreação)

  Oferecer uma atividade física completa, atuando didaticamente de maneira direta e indireta sobre o aspecto cognitivo, afetivo e motor. Além disso, desenvolver o contato social, a dinâmica de grupo, o companheirismo e a rivalidade saudável de forma competitiva.
Tapeçaria
   

(Este curso também é extensivo as famílias)

  Oferecer habilidades intelectuais, motoras e de concentração, bem como canalizar energia para atividades de criação que influenciem na valorização a auto – estima, onde sua arte simboliza seu conteúdo e sua capacidade.
Panificação
   

(Curso Profissionalizante: Eletricista Predial Básico, Corte e Costura, Auto- Cad e Garçom)

Oferecer cursos profissionalizantes em diferentes áreas, capacitando-os para a entrada no mercado de trabalho com competência e habilidade. Preparar para a convivência na comunidade exercendo papel de cidadão.

Pintura em Tela
   

Comunicar de forma artística, deixar a expressão de idéias, sentimentos e desafios transpor no desenho. Manifestação através dos elementos visuais e táteis, desenvolvendo a concentração, socialização, autonomia e gosto pela arte.

Alimentação
   

A Entidade fornece em média 500 alimentações diárias, incluindo lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Os produtos são confeccionados através do curso de panificação e de cozinha própria.

Cultura
   

Área: Datas comemorativas como - páscoa, dia das mães e dos pais, festas juninas, dias Santos e datas festivas.
Oferecer a criança e/ou adolescente o conhecimento e vivência de datas significativas com o propósito de despertar o sentido histórico e afetivo das mais diversas comemorações de nossa sociedade.
 
AGRADECIMENTOS

A Ação Social São Vicente de Paulo atua à 44 anos junto a comunidade de Toledo. Durante essa longa história muitos fatos foram marcantes. As crianças e adolescentes sempre foram alvos de sua dedicação.

As crianças, precisam aprender com as brincadeiras e as novidades são sempre constantes. Os jovens, querem alcançar o futuro, aprender viver e construir. Assim os sonhos se realizam em cada etapa da vida.

A Ação Social São Vicente de Paulo alegra-se com todos os grandes homens que um dia foram crianças nos corredores da Entidade e que hoje colaboram com o crescimento da nossa comunidade.

Destes, destacamos dois jovens empreendedores que buscam realizar os seus sonhos, crescendo integralmente na vida e no trabalho. A Entidade colaborou com o seu apoio, a gratuidade de seus cursos e ofereceu os ensinamentos voltados ao mercado de trabalho, valores humanos e cidadania. Eles, aproveitaram a semente lançada e acreditando em si venceram as primeiras etapas de sua vida adquirindo cada qual seu próprio negócio.

Mostraram que todos os homens são capazes, o que precisam é de conhecimento e oportunidade.

  Quanto orgulho!
 
Fale conosco
Rua 7 de setembro, 637

Cidade: Toledo

Estado: Paraná

CEP: 85.900-220

Telefone/Fax: (045) 3252-3895

e-mail: asvpaulo@acit.org.br.