SECRETARIA DE SEGURANÇA E TRÂNSITO

EM CONSTRUÇÃO

    

 

 

Departamento de Segurança - Guarda Municipal

ATENDIMENTO A POSTOS FIXOS

A Guarda Municipal atende aproximadamente 25 postos fixos como: UPA, Prefeitura dentre outros, fornecendo informações e zelando pela segurança do patrimônio e dos munícipes que frequentam esses locais.

ATUAÇÃO EM CONJUNTO COM OS DEMAIS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA, POLICIA MILITAR, BOMBEIRO MILITAR, POLICIA CIVIL E PRF.

A Guarda Municipal, juntamente com as demais instituições de segurança do município, participa de ações integradas de fiscalização urbana, operação de fiscalização de trânsito, atuação na defesa civil além de outras ações que visão garantir a ordem pública, visando um melhor atendimento à população. 

AUXILIO A SECRETARIA DE SAÚDE

Disponibiliza Guarda treinado para realizar acompanhamento no transporte dos pacientes da saúde mental, quando necessário, proporcionando segurança para equipe do transporte e do próprio paciente. 

BOMBEIROS DE AERODROMO

Equipe especializada em combate a incêndio em aeródromos (aeroporto), e tem como lema: prevenir, combater e salvar. A Guarda Municipal dispõe de equipe pronta para atuar em situações que evolvam acidentes com aeronaves, num raio de 8 km ao redor do aeroporto.

Devido à exigência da ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil), a prefeitura disponibilizou servidores, para que possam estar atuando nesta função. Do qual cursaram curso de formação ministrado pelo ILA (Instituto de Logística da Aeronáutica), na base aérea de Canos – RS e Anápolis – GO. Hoje o aeroporto Luiz Dalcanale Filho já conta com sessão contra incêndio e veiculo próprio e especifica para combate a incêndio.

BRIGADISTAS

A Secretaria Municipal de Segurança e Transito, conta com grupo treinado que atua na prevenção, combate a incêndio, prestação de primeiro socorros e evacuação de ambientes.

CANIL

Criado pelo Decreto 234/2006, a unidade vem para auxiliar nas atividades desenvolvidas pela Guarda Municipal, na proteção dos bens, serviços e instalações do Município, na fiscalização do trânsito e no apoio às operações dos órgãos de segurança pública. A mesma é composta por Guardas Municipais de Segurança e Trânsito dotados de conhecimento técnico especifico, contando com um canil adequado para treinamentos, além de viatura caracterizada e equipamentos necessários.

Os cães poderão ser empregados nas seguintes situações:

  • Patrulhamento preventivo dos próprios municipais;

  • Operações de busca, resgate e salvamento, como apoio à defesa civil e aos demais órgãos de segurança pública;

  • Demonstração de cunho educacional e recreativo;

  • Formaturas e desfiles de caráter cívico-militar.

  • Apoio às equipes em rondas a locais ermos

  • Controle de distúrbios civil

  • Atuação em grandes eventos realizados pelo município

  • Auxílio aos órgãos de proteção animal

  • Realização treinamento, voltada à prevenção de acidentes com cães, destinado a funcionários públicos.

DEFESA CIVÍL

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, atua em apoio as ações de defesa civil no município, possuindo diversos servidores treinados, para agirem prontamente quando necessário, atuando no levantamento das áreas de risco e realizando ações preventivas de socorro, assistenciais e recuperativas.  A Secretaria também é membro ativo da COMDEC (Comissão Municipal de Defesa Civil de Toledo), além de disponibilizar espaço em sua sede para o armazenamento de materiais utilizados pela Defesa Civil.

MONITORAMENTO DE ALARMES

A partir da criação da SMST, a Guarda Municipal iniciou a central de monitoramento de alarme, da qual monitora os próprios municipais mantendo vigilância em 177 locais.

PATRULHA MARIA DA PENHA

Através do termo de cooperação, assinado com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, implantaram no ano de 2016 o programa Patrulha Maria da Penha, sendo Toledo a 4º cidade do estado a aderi-la. A patrulha atua na proteção, prevenção, monitoramento, acompanhamento e fiscalizar as medidas protetivas de urgência, das vítimas de violência doméstica ou familiar - Lei Maria da Penha. A Guarda Municipal dispõe de equipe especializada para atendimento as vítimas além de contar com viatura exclusiva. 

RONDA ESCOLAR

Realiza patrulhamento preventivo e ostensivo nas escolas municipais, zelando pela segurança dos alunos e da comunidade em geral. 

RONDA MUNICIPAL

Destinada ao patrulhamento preventivo e ostensivo em todo território do município, zelando pela ordem nos próprios públicos, tais como: lagos, praças, parques, prédios públicos dentre outros.

RONDA RURAL

Equipe destinada a realizar patrulhamento preventivo nas áreas rurais do nosso município, proporcionando maior segurança e interagindo com as comunidades do interior. 

VIDEO MONITORAMENTO

Criado no ano de 2008 a secretaria iniciou as atividades de Monitoramento Eletrônico, instalando 10 câmeras de segurança com visão de 360º. Nos dias atuais a SMST possui uma central de vídeo monitoramento com 32 câmeras de última geração, posicionadas estrategicamente em diversos pontos do município, além de contar com um sistema OCR, que permite a verificação instantânea do veículo, identificando possíveis situações irregulares. Possuem também uma linha direta de comunicação com os demais órgãos de segurança pública do município.

Departamento de Trânsito - DEPTRANS

 

HISTÓRICO

·         ESTAR – Estacionamento Rotativo

·         FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

·         ENGENHARIA DE TRAFEGO

·         EDUCAÇÃO PARA O TRÂSITO

 

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

 

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

A Educação para o Trânsito é desenvolvida através da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, tendo como finalidade a construção e a conscientização dos cidadãos para um trânsito melhor, por meio de ações educativas de trânsito. Um trânsito melhor se constrói com um cidadão de bem, conhecedor de seus direitos e também de seus deveres para com a sociedade.

Pensando sobre um futuro próximo e as crianças de nosso município, futuros cidadãos de boa índole, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito leva até as escolas da rede municipal de ensino, o Programa EDUCA TRÂNSITO

O Programa Educa Trânsito atende todas as crianças do 4º Ano do Ensino Fundamental da rede pública, trabalhando de forma dinâmica e adequada sobre as normas de circulação e conduta no trânsito, ajudando-as em suas concepções de seus valores éticos e morais no que se trata sobre o trânsito, preparando-os para o dia-a-dia no trânsito. Como sabemos, todos fazemos parte do trânsito. 

Engenharia de Tráfego

O setor da Engenharia de Tráfego, trata do Planejamento do Tráfego e do Desenho Geométrico das vias, estradas de rodagem, com as operações de tráfego, terminais, terrenos adjacentes, mas também da Integração com outros modos de transportes, visando proporcionar a movimentação segura, eficiente e conveniente das pessoas e das mercadorias.

Algumas das ações do setor de engenharia de tráfego:

·         Instalação de dispositivos para controle de tráfego;

·         Estabelecimento de mão única em certas ruas;

·         Reversibilidade de pistas;

·         Canalização das correntes de tráfego;

·         Restrições para dobrar a direita ou esquerda;

·         Sistemas coordenados de semáforos.

·         Sinalização Horizontal e Vertical.

Fiscalização de Trânsito

Este setor conta com equipe treinada, que realizam o trabalho de fiscalização de transito, tanto na cidade quanto no interior, realizando blitz, atendendo acidentes, orientando o trafego dentre outros. Também dele, parte o planejamento das operações de trânsito, o processamento de imagens (radar), processamento das infrações de trânsito, além de contar com o setor de defesa prévia de autuação. O próprio também realiza a fiscalização do transporte escolar, realizada semestralmente, checando dados dos condutores e itens de segurança exigidos no Código de Transito Brasileiro. Além disso, fiscaliza também moto-taxi e os taxis que circulam pela cidade.

Estacionamento Regulamentado - EstaR

ESTAR – ESTACIONAMENTO REGULAMENTADO

Instituído pela LEI Nº 1.783, de 1º de dezembro de 1995, tem por objetivo proporcionar a rotatividade dos veículos na área de abrangência.

Ao usuário do ESTAR, e concedido uma tolerância pelo período máximo de 15 min sem a cobrança da tarifa, concedida uma vez ao dia e vedada ao usuário acrescer o tempo de tolerância ao tempo do cartão de estacionamento, sendo fiscalizado pelos agentes de transito, mediante uso de equipamento especifico. A não utilização do cartão de estacionamento após a tolerância implicara no aviso de irregularidade do ESTAR, tendo o condutor ou proprietário do veículo, um prazo de cinco dias uteis para fazer a regularização.

CONTATO

RUA 7 DE SETEMBRO, Nº 1134 – CENTRO

CEP: 85900-220 – Toledo PR

Fone: 45-3379 1281

 

   

Tabela de Valores

Formulários

Noticias

Programa EducaTrânsito

EM CONSTRUÇÃO.

AnexoTamanho
Image icon Banner 2016197.07 KB
Image icon Banner 2017968.94 KB